:: Escolhendo a melhor escolha ::

"Deus disse: pois eu os chamei, e vocês nem responderam; falei, e não me deram ouvidos. Vocês fizeram o mal diante de mim e escolheram o que me desagrada."

(Isaías 65.12)

Só existe escolha se houver opção. Só existe opção se houver, antes, liberdade. Pense comigo: só existe a possibilidade lógica de se fazer uma escolha se, num momento anterior, houver duas ou mais opções a serem feitas. Escolher é manifestar a preferência entre duas ou mais pessoas ou coisas. E só pode manifestar sua preferência aquele que é livre para tal. Portanto, não há escolha a ser feita se existir apenas uma opção. Da mesma forma, de nada adianta existir mais de uma opção se não existir liberdade. As vontades que temos fazem uso da liberdade que Deus nos deu para nos impulsionar a realizar as escolhas que queremos. Sem opção, não há escolha. Sem liberdade, não adianta haver opção. E é com o uso dessa liberdade que vamos construindo nossa própria vida, através das escolhas que fazemos. Quer ver?

Pare e pense nas várias escolhas que você já fez ao longo de sua vida, desde as mais simples até as mais complexas. Tomo suco ou refrigerante? Visto essa roupa ou aquela? Leio um livro ou converso no MSN? Faço vestibular pra Direito ou pra História? Falo o que penso ou não falo? Fico com aquele menino ou namoro com ele? Namoro com essa menina ou com aquela? Termino o namoro ou invisto na relação? Transo antes do casamento ou me preservo para o meu futuro cônjuge? Devo me casar agora ou esperar mais um pouco? Faço aborto ou assumo o filho? Continuo trabalhando nessa empresa ou tento algo novo? Deixo o dinheiro na poupança ou invisto na bolsa de valores? Compro uma casa própria ou moro de aluguel? Levo Deus a sério agora ou deixo para me preocupar com Ele quando eu ficar mais velho?

Como você pode perceber, a vida é feita de escolhas, sejam elas fáceis ou difíceis, pequenas ou grandes. E, dependendo da resposta que dermos a cada uma das perguntas acima, temos o poder de arruinar toda a nossa vida. Isto porque a vida que construímos depende das escolhas que fazemos. Nós somos a soma das nossas decisões. Cada escolha feita ontem ajudou a nos tornar aquilo que somos hoje. Cada escolha que fazemos hoje já está construindo a pessoa que seremos amanhã.

Isso tudo só é possível porque Deus não criou marionetes. Na verdade, ao criar o ser-humano, Deus poderia tê-lo feito como um boneco: sem vontade própria, sem poder de escolha, sem expressão, destinado eternamente a enfeitar a estante de um quarto. Mas Deus não quer robôs. Deus nos deu vontades. Deus nos deu opções. Deus quer pessoas com as quais possa se relacionar. Deus quer pessoas com vontades próprias, que tenham sentimentos e possam expressá-los. Deus quer lidar com as pessoas sem forçá-las a fazer algo, e sem escravizá-las nos seus gestos e atitudes.

Por essa razão, Ele não apenas colocou em nossas vidas muitas opções, mas nos deu o que alguns chamam de livre-agência - outros de livre-arbítrio -, para que pudéssemos tomar nossas próprias decisões e fazer nossas próprias escolhas. Deus nos fez livres, porque o amor só é verdadeiro se for livre, e Deus não quer receber um amor falso. Deus prefere o desprezo ao amor fingido (Ap 3.15). Deus não abre mão de que façamos nossas próprias escolhas, mesmo que nós venhamos a não escolhê-lo...mesmo que Ele não seja uma de nossas opções.

Toda escolha implica uma renúncia. Ao manifestar nossa preferência por uma pessoa ou coisa, deixamos várias outras opções para trás. Ao fazer uma opção, estamos sempre descartando alguma outra. No momento em que escolho ser advogado, por exemplo, estou abrindo mão de ser médico. No instante em que decido me casar e passar o resto da minha vida com uma pessoa, estou abrindo mão de vivenciar outros amores, e deixo-os ir embora sem qualquer tipo de dor ou saudosismo. Quando resolvo me tornar amigo do mundo, abro mão de me tornar amigo de Deus (Tg 4:4). Quando escolho nascer para Cristo, escolho automaticamente morrer para o mundo. Quando Jesus escolheu tomar a forma de homem para vir à Terra morrer por cada um de nós, Ele abriu mão da glória que tinha no céu, esvaziando-se e humilhando-se a si mesmo (Fp 2.7; Jo 17.5).

Assim, de opção em opção, vamos escrevendo um livro intitulado "minha vida". Cada um de nós é responsável por seu próprio livro e nenhum de nós pode acusar o outro por aquilo que escrevemos com o lápis que Deus nos deu. O que nos cabe, no máximo, é reconhecer o nosso próprio erro e reescrever as páginas que escrevemos de forma errada. Porém, até para reconhecermos o nosso próprio erro é preciso que se faça uma escolha: a escolha de ser humilde.

Se Jesus, mesmo sendo o Deus todo-poderoso, escolheu ser humilde, quem somos nós para não fazê-lo? O rei mais poderoso que já existiu não escolheu castelos e tronos, mas uma manjedoura. O Leão da Tribo de Judá preferiu se apresentar aos homens como um cordeiro. O Rei dos Reis todo-poderoso escolheu vir ao mundo não para ser servido, mas para servir e salvar vidas. Se Cristo, o Rei dos Reis, escolheu morrer por nós, devemos escolher viver por Ele. Se Cristo escolheu entregar seu coração por nós, também devemos escolher entregar nosso coração a Ele. Se Cristo escolheu dar a sua vida por nós, devemos escolher entregar nossa vida a Ele.

Deus nos deu o controle do barco da nossa vida. Temos a liberdade de virar o leme para a direita ou para a esquerda. Temos a opção de voltar atrás, parar, ou seguir em frente. Somos livres para fazer nossas próprias escolhas. Mas lembre-se: não somos livres para escolher as consequências de nossas opções. Cada escolha que fazemos, por menor que seja, sempre irá causar algum impacto não apenas em nossa própria vida, mas também na vida daqueles que nos cercam.

Por isso, cabe a nós buscarmos fazer sempre a melhor escolha. E, para escolher a melhor escolha, precisamos da ajuda de Deus. Portanto, não se comporte como aquela criança que, agora que cresceu um pouco, se acha totalmente capaz de tomar decisões sem pedir conselhos aos seus pais. Peça conselhos ao seu Pai. Peça a ajuda dEle, não importa o tamanho da escolha que você tenha que fazer. Para rejeitar o erro e fazer as escolhas certas (Is 7.15), devemos antes escolher ouvir a voz de Deus, mesmo que seja contrária à nossa própria voz.

Por Fernando Khoury
Marcadores: | edit post
40 Responses
  1. Olá, Fernando Khoury!

    O seus textos sempre trazem para mim conforto e vêm em momentos que eu busco respostas na palavra de Deus.

    Faz um tempinho que não escrevo nos blogs e hoje resolvi ler alguma coisa.

    As minhas escolhas levaram-me a renúncias e estava sofrendo muito com as mudanças...
    No seu texto pude ver o outro lado, pois também as pessoas em minha volta sofreram as mudanças e estão se adaptando...

    Estava tão preocupada com os meus problemas, aceitação e angústia que deixei de buscar a Deus com fé e dedicar a Ele o meu tempo.

    Que Deus continue o abençoando com esse dom de tocar o coração das pessoas com os seus textos.

    Abraços.
    Chris Amag


  2. nanda Says:

    olá...
    boa mensagem! me fez lembrar de um comercial antigo que deve ter visto,era assim:
    Aparecia só uma fotografia de um casal feliz na praia, e ouvia a voz de uma moça dizendo: "Não, acho que não vou a festa" ai sumia o marido da foto e ficava só ela; depois ela dizia: "ah, eu vou sim!' e ele tornava a aparecer.Entao ela desanimava: "mas meu cabelo não ta legal..." e ele sumia,no final ela dizia: "quer saber, eu vou e pronto!!!" e terminavam os dois na foto.Quis dizer que uma simples escolha mudou o resto de sua vida !!!
    max lucado diz: Deus da inicio a cada história, mas cada historia escrevera o seu final!
    A paz, nanny


  3. Elton Morais Says:

    Otimo texto.
    Jesus te Abençoe!


  4. Unknown Says:

    Amei....é sempre bom ler seus textos, Fernando. Obrigada por me dar a oportunidade de ler sempre algo que me faz bem...Esse veio num momento em que eu precisava muito ler isso. Incrível!!!


  5. Belo texto, Fernando!

    Parabéns pelo belo trabalho apresentado aqui no blog. Já estou seguindo!

    Aproveito pra lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra. Seus comentários também serão sempre bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Te espero lá!


  6. Parabéns pelo Texto!
    Muito bom mesmo!
    Tomei a liberdade de republicar seu texto (Dando os devidos créditos) em meu blog...
    http://igrejinha.org.br/blog/?p=2046

    Fica na Paz do Senhor


  7. Unknown Says:

    Olá Fernando, passando para conhecer seu Blog, muito abençoador.De fato, esse assunto é totalmente urgente: tudo que escolhemos plantar,certamente colheremos. Quanto mais escolhermos os planos que DEUS tenha, mais fluiremos em Seus propósitos. E existe algo que o próprio apóstolo Paulo soube compreender bem: esquecendo do que para trás ficou, avanço.....não importa quantas escolhas foram erradas, e sim se decido daqui em diante fazer o que é certo em Deus, e prá Deus.
    E cabe somente à mim mesma essa decisão.
    Que a sua decisão continue sendo essa: levar a mensagem do Evangelho pra edificação de Seu povo. Um grande abraço. Já estou seguindo o Blog.


  8. Unknown Says:

    Querido,
    Paz!
    Realmente a liberdade é essencial para viver em plenitude. Pena, que a despeito dessa liberdade muitos não reconhecem que a escolhas de Vida e de morte; escolha de extrema responsabilidade.

    Parabéns!

    Olhe, olhe atenciosamente, pois, há alguém que se identifica com suas idéias; ele esta te seguindo...

    Pr. Ivan Nunes


  9. alfredopam Says:

    Muito bom. Eu gostaria de conhecê-lo melhor. O meu email pessoal é: alfredo@alfredopam.adm.br. Este texto ficou muito bom. Vou resumir em poucas palavras uma lenda que Deus me deu na década de 60. Quando Deus nos fazia um de seus anjos mais chegado reclamou; mas Senhor, como concedes tanta liberdade a esse ser? Ele poderá até te afrontar? O pobre do Lúcifer não teve esta liberdade. Como? E o Senhor respondeu: você não sabe o preço que ele vai pagar. Só que esse ser está sendo feito para, no final, ser minha semelhança...." Que Deus continue te inspirando e te abençoando. Seu irmão e servo, Ev. Alfredo Vieira.


  10. Unknown Says:

    Benção seu texto! Que Deus continue te inspirando a falar cada vez mais de sua palavra!

    Deus abençoe


  11. julianagoes Says:

    Paz!
    muito bom seu texto! Sério! parabéns!

    se quiser, visite:

    julianamgoes.blogspot.com


  12. Unknown Says:

    Olá! Paz!!!

    Muito bom texto, parabéns.


  13. Sandrahbn Says:

    Olá Fernando!

    Tudo que você escreveu é verdadeiro.
    Mas penso, que o problema, principalmente da maioria dos cristãos, esteja exatamente no que você escreve no último parágrafo.
    "E para escolher a melhor escolha, precisamos da ajuda de Deus."
    Não, que não tenhamos que buscar a vontade de Deus para nossas vidas, mas, muitos como tenho aprendido, tem transformado a "VONTADE DE DEUS", numa sacola onde elas colocam seus medos de assumir suas escolhas e encarar as consequências, ou por falta de conhecimento, ou simplesmente covardia.
    Então dizem:
    "Não terminei a faculdade, porque não era da Vontade de Deus", "terminei o namoro com fulano, porque não era da Vontade de Deus".
    Em vez de dizer:
    "Não terminei a faculdade, porque descobri que não era a minha praia, tá certo, perdi tempo, gastei dinheiro,meus pais vão ficar tristes, mas não dava mais, vou tentar compensá-los de outra maneira, correndo atrás do prejuízo..."
    "Terminei o namoro, porque descobri que não gostava o suficiente para levar este relacionamento adiante, tá ele era legal, mas eu não o amava..."
    Reconheço que muitas vezes é difícil assumir nossas escolhas, é menos dolorido dizer que foi a Vontade de Deus, mas, se queremos alcançar cura, restauração, crescimento em muita das situações em nossa vida, temos que ter a coragem de assumir nossas limitações e fraquezas, sabendo que nem sempre acertaremos, mas que a Vontade de Deus se cumprirá sempre em nossa vida, porque Ele nos deixou como promessa, fazer com que todas as coisas cooperem para o nosso bem.

    Um Abraço.
    Fique na paz!


  14. Unknown Says:

    Ola Fernando,
    muito refletiva sua mensagem, gostei muito mesmo, continue assim, que o Espirito Santo possa ser contigo por onde quer que andares.
    Lhe convido a dar uma passadinha em meu blog
    http://vivemoscomjesus.blogspot.com
    Att,
    Thais Verissimo


  15. azilbrasil Says:

    Amei seu blog e posso ver Cristo em sua vida. Seja meu seguidor também ...htpp://esperadoamado.blogspot.com e http://decolandonaadoracao.blogspot.com
    E que Deus continue te usando como canal do fluir Dele ... bom final de semana!


  16. Viva meu amigo e irmão que a paz de Deus encha seu coração. li uma grande parte de seu blog. Se quizer visitar meu blog o end é o seguinte:
    http://wwwblogaverdadequeliberta.blogspot.com/


  17. Anônimo Says:

    Muto bonito essa linhagem de pensamento sobre nossas escolhas...que Deus abençoe sua vida ,seu ministerio a paz do Senhor!


  18. pr_gilbertopratas@yahoo.com.br Says:

    Verdadeiramente somos impulsionados todos os dias a fazer escolhas. Porém uma escolha é fundamental na vida de todo ser humano: optar por Cristo Jesus.
    Uma vez tendo optado por Ele as demais escolhas de nossa vida podem ser abreviadas, isto é, passamos a ter o Espírito Santo de Deus para nos guiar, instruir nas opçõess a sere escolhidas. E com toda certeza estas escolhas só nos trarão felicidades.


  19. Lenara Says:

    muito bom o texto, não conhecia esse blog... agora estou seguindo!
    Deus te abençoe, beijos


  20. anjoazulsempre.blogspot.com/ Says:

    Graça e Paz irmão!
    Continue escrevendo pk você o faz como ninguém e acredite k suas palavras são semente de abundância mesmo que caiam em terra deserta!
    Um abraço sincero e k DEUS Te Abençoe


  21. Anônimo Says:

    A Paz do Senhor meu querido, parabens pelo seu blog, tens feito um otimo trabalho e seus posts são muito bons. Já estou lhe seguindo, quando puder faça uma visita em meu blog e se gostar siga.
    www.bservodecristo.com


  22. Desejo a você e sua família, uma Feliz Páscoa, que esse momento seja de reflexão, que o coração das pessoas possa ser tocado com o verdadeiro motivo dessa data.

    Que Deus esteja contigo!

    Chris Amag


  23. Embora eu seja calvinista, eu vejo que num sentido bem elementar o homem tende a sempre buscar uma escolha que lhe seja confortável, que não implica a dar satisfação para ninguém. Isso tem levado muita gente a destruição. Parabéns.


  24. Lica Marques Says:

    Muito bom o texto.
    Claro e profundo.
    Merece uma boa reflexão.
    Parabéns.

    Obrigada pela indicação no twitter.

    Paz e Bem.

    Lica


  25. damiaopr Says:

    Olá! Fernando, gostei muito do seu artigo. Espero que outras pessoas tenham acesso a ele, e sejam também edificadas.


  26. Daniela Says:

    oii!
    adorei o seu blog!
    te conheci pela comunidade da FND e acabei parando aqui! rss
    o post tá perfeito, vc falou mto bem sobre o tema.. realmente temos mtas escolhas pra fazer ao longo da vida e confesso que às vezes me sinto um pouco perdida e com medo de tá fazendo o que é errado, mas Deus tem me ajudado até aqui e eu conto com a força dEle por todo o sempre pq senão, nem sei o que fazer :(
    olha, mto bom mesmo o teu espaço.. eu vou grudar aqui pra não perder nada! beijossss


  27. Este comentário foi removido pelo autor.

  28. O post é bem interessante!

    Deus continue o abençoando e inspirando para que construas textos edificantes, pois muitos internautas precisam ler algo bom na rede.

    Um abraço na paz do Senhor Jesus,

    Elian Soares
    www.evangelismoelouvor.com


  29. Amado

    Execelente o texto, simples como Jesus sempre foi tacada certa!parabéns, escreva um livro!


  30. Unknown Says:

    Fernando,parabéns pelo texto.
    Muito bem elaborado e impactante.

    Parabéns pelo blog,e já estou te seguindo querido.

    Aproveito para te convidar a acessar o meu blog e se quiser comentar e seguir.
    É um blog apologético,com pitadas de humor,sarcasmo e muitas vezes somos severos..rsrs

    www.ministeriodosjovens.blogspot.com


  31. Olá, Fernando!

    Dê uma passadinha lá no meu blog, tem dois mimos para você!

    Chris Amag


  32. Gostei do seu blog meu irmão...
    depois faça uma visita no meu: http://crentepensando.blogspot.com/
    Deus nos guarde!


  33. Eliane Alves Says:

    Olá irmãozinho!!!

    Como sempre seus textos continuam benção, parabéns pelo ótimo trabalho!


  34. Unknown Says:

    Olá Fernando,

    Seus textos são muito edificantes, sempre quando os leio reflito muito sobre cada espaço de tempo que tenho me dedicado a servir ao Senhor... Neste texto analiso que a nossa melhor escolha é sempre permanecer firmes em Cristo.
    Fernando, gostaria de te dar os parabéns por ter feito a melhor escolha e ter deixado Deus te usar tanto para que com os seus belos textos nos ajudar sempre a fazer as melhores escolhas. Paz...

    Fernanda Arouche.


  35. Meire Says:

    Esse texto deveria ser lido todas as manhãs, como um lembrete de que Deus nos dá a chance de a cada instante recomeçarmos.


  36. Unknown Says:

    Obrigada pelo texto, realmente me lembrou de coisas que eu já havia esquecido...
    Deus te abençoe por suas escolhas =)


  37. Parabéns, Fernando!
    Seu blog tá lindo e suas mensagens, certamente, têm gerado muitos frutos!
    Que o Senhor continue abençoando sua vida e fazendo de você um referencial!

    Deus abençoe!


  38. Pastora Edilene Almeida Says:

    Olá Fernando.
    preguei sobre esse assunto esses dias,e amei sua mensagem,e tenho visto isso acontecer em minha vida,e ainda não sei como tem gente que se diz cristão e crê em predestinação,tomara que eles leiam essa mensagem.amém que o Senhor e abençoe.


  39. Que Deus continue te abençoando; fortalencedo; e dando sabedoria;já me tornei seguidora; Deus abençe!


  40. Fernanda Says:

    Fernando,
    Boa tarde, nunca tinha estado em seu blog, li este artigo no Final de Tudo, da Auristela, e vim até aqui ver os possíveis comentários e talvez deixar meu pensamento sobre esse assunto.
    Penso que sobre a liberdade de escolha, ela está sob a soberania de Yaohuh (Deus), em todos os sentidos, lembro aqui o Salmo de Davi, onde diz que ele nos teceu quando ainda não tínhamos forma alguma e que conhece todos os nossos dias. Também lembro do dilema de Yaohushua (Jesus) quando seria crucificado, onde disse ao Pai que se fosse da vontade d’Ele passasse aquele cálice amargo, porém que se fizesse a vontade d’Ele e não a de Yaohushua.
    Portanto, quando somos aceitos por Yaohushua e salvos, a nossa vontade não é mais nossa e sim dEle, como Paulo diz. Na minha vida também “escolhi” o que quis, isso me levou a alegrias e tristezas, e principalmente me levou a crer na soberania de Yaohuh em nossa vida, pois consegui (assim como Yaohuh quis) que Yaohushua me aceitasse e como li acima todas as coisas contribuem para aqueles que O amam, e hoje procuro deixar que Ele me guie, se tenho um dilema, procuro resolvê-lo com a orientação do que Ele deixou em Sua Palavra, pois de acordo com João Ele É a Palavra – o Verbo se fez carne, e ver o que se apresenta colocando sobretudo a Vontade d’Ele em minha vida, se o caminho estiver correto as coisas começam a andar de forma a serem solucionadas, senão empacam e continuar é dar “murro em ponta de faca”.
    Assim entendo hoje, minha vontade é fazer o que o Pai quer que eu faça, isso Ele também deixou em Sua Palavra que é pregar o verdadeiro Evangelho de Yaohushua a toda criatura.
    Com amor, Fernanda.


  • :: NEWSLETTER ::

    Cadastre seu email e fique atualizado sobre novas postagens:

    É grátis!

    :: SEGUIDORES ::

    :: ÚLTIMAS ::

    FAÇA SUA PARTE!

    :: QUEM SOU EU ::

    diHITT